sábado, 2 de março de 2013

TRANSTORNO BIPOLAR

O que é transtorno bipolar?

por Dra. Simone Barazzetti Olsson, Psiquiatra, Sábado, 2 de março de 2013 às 18:41 ·

Todos temos altos e baixos. O transtorno afetivo bipolar ou a doença maníaco-depressiva, como era chamada, afeta de 1 a 2% da população e é muito mais que essas pequenas variações de humor que todos temos. É uma doença em que o paciente passa por fases: uma hora está normal, outra hora encontra-se depressivo e em outro momento fica em mania. Durante a fase de mania ele se sente extremamente feliz, com muita energia, fica falante e desinibido e procura prazer constantemente: pode ficar hipersexualizado ou abusar de álcool e drogas ou ainda gastar muito dinheiro, dar presentes ou dinheiro aos outros, colocar-se em risco. O episódio de mania normalmente dura uma semana ou mais e aparece pela primeira vez na adolescência ou inicio da vida adulta. 

 

Geralmente (mas não sempre) também surgem episódios de depressão: tristeza, desânimo, perda de interesse na família, trabalho, em sexo. Entre as fases de depressão e mania o paciente se sente normal por meses ou até anos, porém cerca de 90% das pessoas que já tiveram um episódio de mania terão outro episódio ao longo da vida. 

 

Essa doença não é tão simples de ser diagnosticada por que os sintomas podem variar; por exemplo, a pessoa pode ficar extremamente irritada ao invés de feliz, os ciclos podem ser menos intensos e durar menos tempo ou ainda podem ser mistos: sintomas de depressão e mania aparecem simultaneamente.

 

As pesquisas também mostram que quanto mais episódios de depressão e mania alguém tem, mais duradouros e graves eles se tornam. Por isso é muito importante procurar um médico para acompanhamento e provavelmente para uso de estabilizadores de humor, melhorando a qualidade de vida, diminuindo o risco de recaídas.

 

  

Dra. Simone Barazzetti Olsson

Médica Psiquiatra

www.simoneolsson.com.br

POSTADO NO FACEBOOK 02/03/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário